Nesta segunda-feira (26), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), realizaram o lançamento da edição 2021 do Prêmio Pesquisador Gaúcho e do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho. O evento contou com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, do diretor geral da Secretaria de Educação (SEDUC), Guilherme Daltrozzo Corte e dos diretores da FAPERGS Odir Dellagostin, Rafael Roesler e Mauro Mastella.
Com o tema “Ciência a serviço da Sociedade”, a 11ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho visa estimular a cultura da inovação nas cadeias produtivas do Estado e a busca de soluções tecnológicas ambientalmente sustentáveis. A premiação foi criada com o objetivo de reconhecer o trabalho de pesquisadores e despertar para a importância do investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, como forma de alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, buscando integrar governo, comunidade científica e meio empresarial.
Para o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Dellagostin, esta distinção busca mostrar a importância do trabalho do pesquisador e da ciência que está em prol da sociedade. “Precisamos reconhecer os talentos científicos que temos em nosso estado”, destacou Odir.
Já o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chega à sua terceira edição, reconhece estudantes de escolas públicas medalhistas em olimpíadas estudantis, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros pesquisadores. O reconhecimento é uma iniciativa do programa Educar para Inovar, vinculado à SICT em parceria com a SEDUC.
Guilherme Daltrozzo, diretor geral da SEDUC, apontou a pesquisa científica como forma de desenvolvimento dos estudantes, desejando que cada vez mais jovens gaúchos sejam destaque em diferentes áreas do conhecimento. “Só conseguiremos enfrentar os obstáculos da pandemia com a educação, e por meio disso desenvolver uma sociedade mais justa e desenvolvida”, completou.
O secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, destacou a importância de o Rio Grande do Sul valorizar o desempenho dos seus estudantes em olimpíadas científicas, de modo que a cultura da ciência esteja cada vez mais presente na sociedade gaúcha. “Temos que mostrar que valorizamos os jovens desde a sua infância e juventude. Talentos têm que ser preservados, desenvolvidos e colocados à disposição da sociedade.”
O Prêmio Pesquisador Gaúcho
O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 tem 14 categorias de premiação que contempla pesquisadores, jovens estudantes, empresas inovadoras e profissionais de comunicação, que trabalham e promovem a ciência e suas contribuições à sociedade. Além destas categorias, a FAPERGS também homenageará uma personalidade que tenha contribuído de forma extraordinária para o desenvolvimento científico ou tecnológico do Rio Grande do Sul, concedendo a Medalha Mérito Sylvio Torres – médico veterinário, professor e pesquisador da UFRGS, que contribuiu de forma extraordinária para o avanço do conhecimento nas áreas de microbiologia e parasitologia veterinária e foi um dos responsáveis pela criação da FAPERGS.
Na categoria Pesquisador Destaque, serão agraciados pesquisadores, que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Artes, Letras e Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Economia e Administração; Geociências e Educação.
O certame também contemplará categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial como: Jovem Pesquisador, Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria. A novidade para este ano são as categorias Pesquisador no Setor Público e Profissional de Comunicação, buscando enaltecer o trabalho de quem leva a informação científica até a sociedade.
Dos pesquisadores da Categoria Destaque, será indicado um pesquisador para concorrer ao Prêmio Nacional CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação “Prof. Francisco Romeu Landi” edição 2021, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.
Devido à pandemia, a solenidade de entrega dos prêmios será no formato virtual. No período de 17 a 23 de outubro, serão realizadas lives, que terão a participação de autoridades e dos agraciados. A programação do evento será comunicada posteriormente nos canais da FAPERGS.
As indicações ao Prêmio Pesquisador Gaúcho poderão ser realizadas de 26 de julho até 27 de agosto, confira o regulamento no site do prêmio.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br