Leite participa da posse do novo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta terça-feira (6/6), na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre, da cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, que ficará no cargo até 2025. Ele assume no lugar de Marcelo Dornelles, que esteve à frente do MPRS no último biênio. A escolha de Saltz pelo governador, a partir dos nomes indicados na lista tríplice, foi anunciada em 3 de junho. 

“O diálogo e a cooperação entre os poderes são imprescindíveis para o bom funcionamento do Estado. O Ministério Público, como órgão autônomo, tem um papel fundamental na organização da sociedade com o seu trabalho de fiscal da lei. Essa atuação do MP tem sido fundamental para garantir a justiça e a proteção dos direitos aos cidadãos gaúchos”, afirmou o governador. 

De acordo com Leite, o MPRS tem papel importante na defesa dos princípios constitucionais e é um dos alicerces para uma sociedade justa e igualitária. “A harmonia institucional entre os poderes é essencial para o bom funcionamento do Estado de Direito. Reconheço e valorizo o trabalho conjunto de Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, que é uma das instituições fundamentais para o equilíbrio dos poderes”, acrescentou. 

O governador desejou sucesso a Saltz e disse ter confiança na gestão que ele irá fazer. “Confio em seu compromisso com a justiça, sua competência técnica e sua dedicação ao interesse público”, ressaltou. 

Natural de Uruguaiana, Alexandre Sikinowski Saltz é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1990, atuando nas promotorias de Santiago e de Uruguaiana. Em Porto Alegre, trabalhou nas promotorias da Fazenda Pública e de Defesa do Meio Ambiente. Foi promotor-assessor e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente.  

Saltz exerceu os cargos de secretário-geral do Ministério Público e de diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. Foi subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais e membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público. Ele também atuou como vice-presidente de Núcleos da Associação do Ministério Público e vice-presidente da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente.  

Professor da PUCRS, campus Uruguaiana, e professor de direito ambiental nos cursos preparatórios da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Saltz também atuou como coordenador do Escritório do MPRS em Brasília e como promotor de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre. 


GOV RS | Texto: Juliano Rodrigues/Secom | Edição: Rodrigo Toledo França/Secom | Fotos: Gustavo Mansur/Secom
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM