Mais de mil servidores da SSP e da Susepe reforçarão a segurança durante o South Summit Brazil 2023

Planejamento operacional foi desenvolvido para atender a visitantes e palestrantes do evento

Para proporcionar um ambiente ideal para visitantes e participantes do South Summit Brazil 2023, a segurança no entorno do evento será reforçada. Cerca de 1.200 servidores de órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) atuarão nos três dias de evento. Pela segunda vez, o evento mundial de inovação reunirá idealizadores e investidores de dezenas de países em Porto Alegre, entre os dias 29 e 31 de março.

Além do entorno do Cais Mauá, palco do evento internacional, as forças de segurança planejaram reforço para outras áreas de interesse operacional, como hotéis, shoppings, rodoviária e aeroporto. A SSP também estará presente com duas unidades móveis, a Plataforma de Observação Elevada (POE) e o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). Os veículos são equipados com câmeras de videomonitoramento e reforçarão o alcance da segurança no evento.

A Polícia Civil, além do reforço operacional, terá uma delegacia móvel instalada dentro do espaço do Cais. Qualquer ocorrência interna poderá ser encaminhada diretamente para a unidade, que contará com policiais bilíngues para atender às necessidades do público presente.

Além de ter acompanhado e fiscalizado a criação do Plano de Prevenção Contra Incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar terá guarnições de Combate a Incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar e da Companhia Especial de Busca e Salvamento durante todo o evento.

A Brigada Militar atuará nas áreas de interesse operacional, além de disponibilizar atendimento bilíngue para informações, na Base Móvel Comunitária. O Instituto-Geral de Perícias também contará com um serviço de pronto atendimento para identificações e demais perícias necessárias.

A Susepe, ligada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), atuará em conjunto com a SSP, dentro do CICCM, monitorando e compartilhando informações em tempo real. A instituição trabalhará nas demais áreas de interesse operacional, identificando e analisando apenados em monitoração eletrônica. O Grupo de Ações Especiais apoiará a identificação de suspeitos durante o evento.

As instituições contarão com o trabalho das agências de inteligência para monitoramento local. Além das forças estaduais, a Guarda Municipal, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal atuarão de forma integrada durante o evento.


GOV RS | Texto: Lurdinha Matos/Ascom SSP | Edição: Rodrigo Toledo França/Secom | Foto: Gustavo Mansur/Secom
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM