Modelo de máscaras produzidas na FURG é aprovado por profissionais de saúde e universidade inicia campanha de arrecadação

Na tarde da última quarta-feira, 25, três modelos de máscaras de proteção face shield (do tipo escudo) foram entregues pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para a avaliação de profissionais de saúde do Hospital Universitário Miguel Corrêa Jr (HU-FURG/Ebserh). Aprovadas pelos profissionais, as face Shields serão produzidas em escala maior para atender a demanda dos municípios de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Estado.

O trabalho é feito pelo ITecCorona, grupo composto por professores, técnicos, estudantes e egressos da FURG para pensar soluções em tecnologia e automação para a pandemia gerada pelo Covid-19 e integra a iniciativa da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) para a fabricação em 3D de escudos faciais e outros equipamentos de proteção nos ambientes de inovação do Estado.

De acordo com Letieri Ávila, professor da Escola de Engenharia e um dos coordenadores do projeto “a produção começou ontem (quarta) mesmo. Pretendemos entregar as 100 primeiras máscaras entre hoje e amanhã”, aponta o docente.

Paulo Drews, professor do C3 e também coordenador do projeto, explica que os novos modelos foram baseados em face Shields usados tanto no Brasil quanto em outros países, e que, após as avaliações dos profissionais que farão uso do equipamento, fizeram adaptações para demandas específicas de ergonomia, de modo a facilitar sua utilização. “Atualmente somos mais de 30 pessoas envolvidas no projeto, e contamos com a ajuda de egressos e de outras instituições como o IFRS, IFSUL e outros não vinculados”, pontua e completa “são 12 impressoras particulares e de instituições prontas para produção”.

Arrecadação de recursos online

Para viabilizar a produção em maior escala, o grupo criou um espaço online para a arrecadação de recursos. A verba angariada será revertida em insumos para a confecção de mais máscaras. Com meta estimada em 12 mil reais, nos primeiros dois dias já foram doados mais de 4 mil reais. Interessados em contribuir devem acessar o site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-confeccao-de-epi-s-contra-o-covid-19. São aceitas doações de quaisquer quantias.


Secretaria de Comunicação – Secom | FURG

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM