Pesquisa aponta potencial de investimentos de R$ 28 bilhões na área de saneamento no Rio Grande do Sul até 2033

O Marco Legal do Saneamento, promulgado em julho de 2020, possibilitou um novo modelo de negócios para o setor e facilitou a criação de instrumentos financeiros, processos de concessões privadas regulamentados. Com isso, novos investimentos estão previstos até final de 2033. No Rio Grande do Sul, um levantamento da IFAT Brasil, com base em dados de órgãos públicos e empresas privadas, aponta para o potencial de o estado receber R$ 28 bilhões até o ano limite para a universalização do atendimento da população.

Entre as áreas do saneamento que devem receber mais recursos no Estado estão a gestão de resíduos sólidos e soluções em recuperação energética, com cerca de R$ 13,6 bilhões, seguida pela gestão de esgoto, com quase R$ 7,6 bilhões; pela drenagem e infraestrutura de saneamento, com R$ 4,7 bilhões, pela gestão de água, com mais de R$ 2,1 bilhões.

Atualmente, o Rio Grande do Sul está com um percentual de 70% para a gestão de resíduos sólidos, de 33% para a média de tratamento e coleta de esgoto e de 55% de áreas com impermeabilização.

O levantamento da IFAT Brasil prevê que a região Sul contará com investimentos da ordem de R$ 90 bilhões. Nesse sentido, apesar da região contar com um percentual positivo no que tange ao atendimento (85%) e aos aterros sanitários (quase 70%), o índice de tratamento de resíduos é menor do que 30%. Para as áreas impermeáveis com drenagem, o índice é inferior a 50%. No caso da gestão do esgoto, é possível perceber que se realiza um percentual maior de coleta do que tratamento, com quase 46% para coleta e 42% para tratamento.

Em relação ao país, os investimentos externos na área de saneamento quase triplicaram entre 2020-2022, alcançando o montante de R$ 90 bilhões, em comparação ao período de 1992 a 2000, quando os aportes chegaram a quase R$ 35 bilhões. Segundo o estudo da IFAT Brasil, o setor tem potencial de receber recursos da ordem R$ 580 bilhões até final de 2033.

Sobre a IFAT Brasil

IFAT Brasil, feira internacional de saneamento no país, é organizada e promovida pela Messe Muenchen do Brasil, e tem o objetivo de conectar os diversos stakeholders do mercado, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, enquanto promove debates sobre os principais temas e desafios relacionados ao setor.

Marcada para acontecer entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, a IFAT Brasil contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem e recuperação de resíduos -, o que posicionará a IFAT Brasil como um evento de temática completa para agregar o mercado e desenvolver soluções para o setor.

A feira contará com um Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. O espaço possibilitará que empresas com projetos inovadores participem de um processo de incubação de seu produto, com auxílio na capitalização e expansão de comercialização através das plataformas da ISLE Utilities.

Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. Para isso, serão estabelecidas parcerias internacionais e locais para fortalecer a representação dos principais assuntos que envolvem a operação e a tomada de decisão dos gestores públicos e privados, demonstrando experiências reais do setor.

Sobre a Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.


Mecânica Comunicação Estratégica
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