Por que a saúde mental é tão prejudicada pelo trabalho no Brasil?

Ciclo de Palestras da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) aborda nesta quarta-feira (24/07) o Burnout, síndrome que prejudica a saúde mental e está associada à vida profissional

O trabalho, ou a ausência dele, é um dos principais causadores de estresse da vida do ser humano. Por isso, é fundamental falar sobre o assunto. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas sofrerá com um transtorno da mente ao longo da vida. Apesar dos números, são raras as empresas que mantêm um programa de saúde psicológica e emocional para seus empregados. O tema tem chamado a atenção de especialistas na área de saúde mental e a preocupação com a Síndrome de Burnout ganha força.

– A doença é definida como uma síndrome multidimensional constituída por exaustão emocional, desumanização e reduzida realização pessoal no trabalho – explica o médico psiquiatra, mestre e doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rafael Moreno de Araújo.

A médica especialista em Medicina do Trabalho e Diretora de Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Niura Terezinha Tondolo Noro, explica que o aumento de casos de insatisfação com as práticas laborais são um reflexo dos tempos atuais.

– O número de doenças vem aumentando principalmente por três fatores: os diferentes locais e processos de trabalho estão ficando mais complexos; a globalização aumentou a concorrência e isto envolve um aumento da velocidade do processo de trabalho; e a logística para as pessoas chegarem aos seus locais de trabalho, devido ao trânsito, está muito difícil – aponta a médica.

O tema será abordado no Ciclo de Palestras AMRIGS 2019. Alusiva ao Julho Violeta, a atividade gratuita ocorre no Centro de Eventos AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS), no dia 24 de julho, às 19h. As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/2JP2kJG. Será disponibilizado certificado online. Informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3014-2033 ou do e-mail capacitacao@amrigs.org.br.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM