Porto Alegre recebe especialistas nacionais e internacionais para debater diagnóstico e tratamento de doenças na área da pneumologia pediátrica

18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica será realizado em Porto Alegre entre os dias 8 e 11 de maio no Centro de Eventos da PUCRS

Promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o evento congregará especialistas nacionais e internacionais, proporcionando três dias de intensa programação. A pneumologia pediátrica abrange desde a prevenção e diagnóstico precoce de doenças respiratórias até o tratamento avançado, promovendo o bem-estar e qualidade de vida das crianças. A iniciativa visa a atualização médica, discussão de casos clínicos e a troca de conhecimentos, contando com a participação de palestrantes de destaque.
Entre os principais tópicos estão a discussão de novas estratégias de imunização para o Vírus Sincicial Respiratório e a prevenção da Bronquiolite, bem como as mais recentes vacinas pneumocócicas e sua importância na prevenção das pneumonias bacterianas. Além disso, teremos palestras sobre o uso de imunobiológicos no manejo da asma grave, e a introdução dos moduladores de alta eficácia, que estão revolucionando o tratamento da Fibrose Cística”, afirma o responsável técnico, Dr. Leonardo Araujo Pinto.
No primeiro dia, o congresso abordará tópicos como “Year in Review – Asma,” “Year in Review – Fibrose Cística,” e “Year in Review – Bronquiolite”. Outros temas incluem dicas sobre sono, novos métodos diagnósticos de tuberculose e uma miniconferência sobre tosse crônica. Além disso, haverá painéis sobre a vacina COVID em crianças, impacto das futuras vacinas nas doenças do trato respiratório e efeitos das afecções de via aérea superior sobre o pulmão. A Conferência de Abertura, “Perspectives on Pediatric Respiratory Medicine,” encerrará o primeiro dia com discussões sobre o futuro da medicina respiratória pediátrica.
O segundo dia destacará temas como triagem neonatal, fibrose cística, asma grave, escolhas no manejo da pneumonia pneumocócica, com contribuições valiosas de palestrantes internacionais sobre a relação entre interferons e gravidade de doenças respiratórias em crianças.
No terceiro dia, a programação abordará função pulmonar na era dos moduladores CFTR, diagnósticos desafiadores no Brasil, avanços na oxigenioterapia e discussões sobre aprimorar o diagnóstico da fibrose cística através da triagem neonatal. Especialistas irão discorrer sobre o tratamento com moduladores CFTR e o manejo prático da tosse aguda.
Para obter mais informações e realizar inscrições, acesse o site oficial do evento: https://www.sbp.com.br/index.php?id=5363
Sobre a Sociedade de Pediatria do RS

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

PlayPress | SPRS – Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul | Marcelo Roxo Matusiak
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM