Programe-se: Igrejinha terá 10 dias de voo livre em novembro

  • 8 de novembro de 2023
  • Sol FM

Atividades incluem eventos nacionais e celebram os 40 anos do Clube Serra Grande de Voo Livre

Nos próximos dias, o céu da região será colorido por parapentes e asas-delta. Afinal, Igrejinha receberá três grandes eventos, reunindo centenas de pilotos de todo o país, entre os dias 11 e 19 de novembro.

As provas acontecem no Parque Alto da Pedra, de onde o público pode acompanhar as decolagens de perto enquanto aproveita uma estrutura com bar, estacionamento, playground e internet. Os ingressos custam R$ 5 por pessoa. As atividades celebram o aniversário de 40 anos do Clube Serra Grande de Voo Livre. 

O que vai rolar

Nos dias 11 e 12, próximo final de semana, acontece etapa do Campeonato Gaúcho de Asa Delta. Já nos dias 18 e 19 será a vez do estadual de Parapente voar sobre o Vale do Paranhana.

E entre as duas provas estará a Copa Brasil Sport, um dos mais importantes eventos do calendário nacional. Ela ocorre entre os dias 14 e 17, reunindo mais de 120 atletas de parapente vindos de todas as regiões do país. Além disso, essa será a primeira vez que a competição deixa o Sudeste para acontecer no Sul do Brasil, escolhendo Igrejinha como sede.

Para os competidores, um bônus: a possibilidade de voltar para casa com um parapente novinho! Um Ozone Photon será sorteado entre os participantes, numa ação inédita promovida pela patrocinadora Ozone Paragliders.

“Trazer eventos dessa envergadura para a cidade é um motivo de grande alegria para nós e mostra como a região é importante para o voo livre nacional. Também, é uma oportunidade da comunidade conhecer mais do trabalho do Clube, que há 40 anos se esforça para fazer de Igrejinha um expoente no voo livre”, comentou o vice-presidente do CSGVL, Mauro Augusto Caberlon.

Como são as provas

Uma prova de voo livre é uma corrida e vence quem chegar primeiro ao pouso. Tudo começa pela manhã, quando os pilotos organizam seus equipamentos no Parque Alto da Pedra. Em seguida, eles recebem informações sobre a prova do dia, planejada segundo as condições climáticas vigentes. É o que se chama briefing.

Assim, as decolagens costumam ocorrer no fim da manhã, pouco antes das 12h, mas este horário pode variar de acordo com a meteorologia. Este é, sem dúvida, o momento preferido do público, que pode acompanhar de perto os parapentes e as asas-delta deixando a rampa num lindo espetáculo em direção ao céu.

Então, inicia a corrida. Os pilotos sobrevoam diferentes pontos da região, passando por locais imaginários chamados de pilões – equivalentes a chekcpoints. Vence quem chegar primeiro à área de pouso (o goal), após passar por todos os pontos. Geralmente, uma prova percorre de 60 a 100 km e tem de 2 a 4 horas de duração.

Em caso de chuva, a prova prevista para o dia é cancelada (mas o evento segue confirmado, aguardando a condição climática dos dias seguintes).

  • Sobre o Parque Alto da Pedra

Do cume de seus 750 metros, o Parque proporciona uma imagem incrível de toda a região. Os visitantes podem curtir a natureza com estrutura que inclui área de estacionamento, banheiros, bar, internet wi-fi e playground. Vale lembrar que são mais de 20 mil metros quadrados de área à disposição.

Os ingressos custam R$ 5 por pessoa, não é preciso reservar antecipadamente e o espaço fica aberto das 10h às 18h. Neste momento, é aceito apenas dinheiro na entrada (no bar também é possível usar cartão e pix).

  • Como chegar

O Parque Alto da Pedra está situado na localidade de Serra Grande. Seu acesso se dá pela estrada geral da Serra Grande (Estrada da Voluntária, 5805), que liga Igrejinha a Gramado.

Nos metros finais há um trecho íngreme e de terra, mas que pode ser acessado por qualquer tipo de carro, moto ou van. Inclusive, veículos pesados fazem o trajeto para levar pilotos ou prestar assistência ao Parque. Acesse a rota no link https://abre.ai/hdsf.

  • Sobre o Clube Serra Grande de Voo Livre – CSGVL

O Clube foi fundado em novembro de 1983, nos primórdios do voo livre no Brasil, colocando Igrejinha em relevância nacional no esporte. Desde então, defende o Morro Alto da Pedra, seu potencial turístico e natural.

Atualmente, é formado por dezenas de pilotos e tem uma administração voluntária com o objetivo de fomentar o turismo e a prática esportiva na cidade. Além disso, é responsável pela administração do Parque Alto da Pedra.


Texto: Guilherme Augusto / Parque Alto da Pedra / Jornalista MTB 17506/RS | Fotos: Divulgação
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM