Rio Grande do Sul terá projeto inovador de indicadores de câncer

  • 25 de novembro de 2022
  • Sol FM

Plataforma chamada de “Observatório do Câncer”, que conta com apoio da AMRIGS, vai oferecer dados importantes para gestores da saúde e médicos

A plataforma inovadora colocará o Rio Grande do Sul em destaque na parametrização de indicadores relacionados ao câncer. A iniciativa, que conta com o apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul, tem como objetivo proporcionar a visualização e a compreensão dos indicadores relacionados com os diferentes tipos de câncer no estado.

“Através deste trabalho será possível oferecer subsídios aos gestores e profissionais de saúde que estão engajados no compromisso com a melhoria desses dados. Assim, será possível melhorar a saúde da população, com o aumento de ações de conscientização e redução da incidência de câncer no Rio Grande do Sul”, afirma o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

A apresentação da plataforma ocorrerá em evento na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul na  quinta-feira (24/11), às 19h30min.

Durante a solenidade será realizada a posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Oncologia Clínica (SOGOC).

Câncer de colo do útero

Excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil (INCA, 2022). O rastreamento com realização do exame citopatológico e a vacinação contra o HPV são as principais formas de prevenção.

O Observatório do Câncer RS é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio técnico e execução do Núcleo Técnico Científico de Telessaúde do Rio Grande do Sul, o TelessaúdeRS. Conta, também, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), FAURGS e Cosems RS.

Segundo dados do Observatório de Oncologia, no Brasil, o câncer é considerado a segunda principal causa de morte desde 2003. No ano de 2020, com a pandemia da Covid-19, o câncer foi considerado a terceira causa de morte no país (229.300) ficando atrás apenas das doenças do aparelho circulatório (357.741) e doenças infecciosas e parasitárias (267.287).

 O e-mail para dúvidas ou sugestões é o cronicas@saude.rs.gov.br


PlayPress | AMRIGS – Associação Médica do Rio Grande do Sul | Redação e coordenação: Marcelo Matusiak | Foto: Freepik
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM