Segunda cooperativa escolar em APAE do país é fundada em Igrejinha

Com apoio da Sicredi Caminho das Águas e Marini Coop, instituição irá ofertar atividades para desenvolvimento dos alunos em diversas áreas

A Cooperativa Escolar Especial Raio de Luz (CEERLUZ) foi fundada na manhã deste sábado (7), em cerimônia realizada na Ecoland, em Igrejinha. Na ocasição, foram aprovados Estatuto Social e logomarca, além de serem eleitos os integrantes do primeiro Conselho de Administração e Conselho Fiscal da nova entidade.

A CEERLUZ irá funcionar na Apae de Igrejinha e é a segunda neste formato no Brasil. A primeira fica no município de Estrela. Os encontros serão realizados uma vez por semana no contra turno às aulas. No local, serão feitas atividades para desenvolver liderança, dicção e oratória, educação financeira, trabalho em grupo, empreendedorismo e criatividade.

O aluno Gabriel Scheffer Teixeira dos Santos, 23, foi eleito presidente do Conselho Administrativo na manhã deste sábado. “Isso mostra que a pessoa com deficiência pode estar onde ela quiser. É gratificante provar a nossa capacidade”, discursou.

O presidente da Cooperativa Sicredi Caminho das Águas, Celso Trentin, falou sobre valorização dos projetos sociais. “Quando pensamos em instituição financeira, geralmente lembramos do econômico, mas só há valor quando existe a parte social, o ato de olhar as pessoas ao nosso redor. É a esse propósito que o sistema Sicredi tem se voltado a ajudar”, disse.

Ato simbólico – os alunos da APAE foram empossados como sócio-fundadores. Cada um colocou R$ 1 como participação simbólica na aquisição de cotas – uma forma pedagógica para que o grupo esteja integrado à inicialização da cooperativa.

Projeto papel semente – uma das ideias de ações da CEERLUZ é produzir papel semente para utilizar como embalagem de biscoitos que são confeccionados na APAE. Segundo a professora Fabiane Brocker Schafer, a proposta leva em consideração a causa ambiental, além de auxiliar na biscoiteria. O papel semente é biodegradável e ecológico. Como há sementes em sua composição, são feitos para gerar flores, hortaliças ou temperos ao serem depositados em solo fértil.

Atualmente há duas turmas que produzem as massas, assam e recheiam os mais variados tipos de biscoitos diariamente na cozinha da APAE. A renda obtida com a venda dos produtos é revertida à própria entidade e utilizada em ações como em viagens dos alunos.

A fundação da CEERLUZ faz parte do calendário de eventos relacionados aos 100 anos da Sicredi Caminho das Águas, comemorado em 28 de outubro. O projeto é totalmente custeado pela Sicredi Caminho das Águas, com apoio da Marini Coop — empresa que se dedica a práticas pedagógicas em cooperativas escolares. A APAE entra como contrapartida e, assim, destina parte da carga horária de seus profissionais para as atividades do projeto, conforme o gerente de programas sociais da Sicredi, Eduaedo Glaeser.

Sobre a Sicredi Caminho das Águas
Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 80 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por 105 cooperativas distribuídas pelo Brasil.


Sublinha! Comunicação | Assessoria de Imprensa – Sicredi Caminho das Águas 
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM