Transformação digital é determinante para o sucesso das empresas

As PMEs já entenderam o recado e especialista dá dicas de como o processo pode colaborar para o crescimento do negócio

A transformação digital não é um só mais um tópico estratégico, mas sim um pilar crucial para a sobrevivência e crescimento das pequenas e médias empresas (PMEs) – e elas sabem disso. A digitalização desses negócios no Brasil atingiu seu ápice desde o início da pandemia de COVID-19, com 75% dos empreendedores utilizando internet, aplicativos de mensagens e redes sociais como Facebook e Instagram para impulsionar vendas.

Segundo a 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae em parceria com o IBGE, houve um aumento de 6 pontos percentuais desde a última medição em abril. O estudo revela que Microempreendedores Individuais (MEIs) lideram na adoção dessas tecnologias com 76%, enquanto as micro e pequenas empresas registram 73%. 

De acordo com Rica Mello, especialista em gestão de empresas e fundador do grupo BCBF, adaptar-se às novas tecnologias e processos digitais não é mais uma opção, mas uma necessidade. “Este cenário apresenta desafios, mas também oportunidades significativas para as PMEs que desejam se destacar e competir de maneira eficaz nos mercados atuais”, comenta.

O especialista destaca ainda que as empresas precisam reconhecer que a transformação digital não é apenas sobre adotar tecnologia, mas sim sobre reformular a maneira como conduzem seus negócios para atender melhor às expectativas dos clientes e responder com agilidade ao mercado. “É essencial seguir tendências, e também implementar soluções que tragam resultados concretos e melhorias reais na operação e na entrega de valor aos consumidores”, completa.

Nos últimos anos, a transformação digital tem chamado a atenção de gestores e empresas de todos os tamanhos e setores. Embora o termo seja amplamente conhecido, muitas vezes, não é profundamente compreendido. Empresas têm embarcado em buscas frenéticas por consultorias especializadas ou tentado implementar, de forma independente, tecnologias “da moda” que, em última análise, não resultam em benefícios tangíveis.

Ao mesmo tempo, a comunidade acadêmica e algumas organizações líderes já identificaram fatores críticos para o sucesso da transformação digital. Entre eles, destacam-se o total engajamento da alta gestão e a criação de um mindset digital, bem como o desenvolvimento de conhecimentos e competências específicas.

Para as PMEs, que muitas vezes não dispõem de recursos para contratar grandes consultorias, é fundamental entender como lidar com os desafios da transformação digital. “Estratégias práticas incluem o aprofundamento do conhecimento do mercado de atuação, a integração de tecnologias digitais relevantes e o desenvolvimento de competências em planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação”, pontua Rica.

Estudos mostram que esse processo de transformação digital varia entre indústrias e mercados, mas possui semelhanças nos conhecimentos e competências necessários aos gestores para alcançar o sucesso. Apesar das limitações de recursos em comparação com grandes corporações, as PMEs têm potencial para se adaptar e prosperar na era digital.

As PMEs devem abraçar a transformação digital como uma jornada contínua de aprendizado e adaptação. É crucial adquirir e aprender a usar novas tecnologias, além de integrar e alinhar essas ferramentas com a visão estratégica da empresa para realmente transformar e elevar seus negócios“, conclui.

Sobre Rica Mello

Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar.  Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.

Para mais informações, acesse https://ricamello.com.br/ ou pelo Instagram @ricamelloficial.


Carolina Lara Comunicação
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM