A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul destaca os perigos associados ao consumo abusivo de bebidas energéticas, especialmente para aqueles com condições cardíacas pré-existentes.
As bebidas, conhecidas por suas altas doses de cafeína e outros estimulantes, caíram no gosto da população. No entanto, quando consumidas em excesso, podem causar graves complicações cardiovasculares, tanto em indivíduos saudáveis quanto naqueles com problemas cardíacos. O alerta é da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS).
O presidente da SOCERGS, Dr. Luis Beck da Silva, explica que o consumo excessivo de energéticos pode alterar significativamente o ritmo cardíaco e provocar arritmias, que são alterações no ritmo do coração com variados graus de gravidade.
“Para pessoas saudáveis, os energéticos podem resultar em aumento da frequência cardíaca e distúrbios no sono. No entanto, em pacientes com doenças cardíacas pré-existentes, esses riscos são ampliados, podendo levar a condições graves como insuficiência cardíaca e até infarto do miocárdio”, afirma.
Os energéticos afetam o sistema nervoso central e cardiovascular, podendo resultar em insônia e cansaço extremo. Para aqueles com condições cardíacas, esses efeitos são ainda mais prejudiciais, podendo exacerbar sintomas e levar a complicações significativas.
A SOCERGS recomenda que, em caso de sintomas cardíacos ou qualquer desconforto relacionado ao consumo de energéticos, os indivíduos procurem por assistência médica.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br
Pingback: SOCERGS – Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul – PlayPress