Associação Médica do Rio Grande do Sul promove ação de acolhimento para venezuelanos em campanha oftalmológica

Armações e lentes estão sendo disponibilizadas para imigrantes venezuelanos em condições de vulnerabilidade social

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu ação de consultas oftalmológicas para imigrantes venezuelanos. Nesta quarta-feira (14/06), famílias vindas da Venezuela compareceram à sede da AMRIGS, em Porto Alegre, para experimentar e selecionar as armações de óculos disponibilizadas pelo projeto Secrecy Social, em parceria com o Laboratório Forla, especializado na produção de lentes oftálmicas. Com o apoio da Fundação Leonística de Assistência Social do Distrito LD3, a iniciativa busca fornecer atendimento oftalmológico e conscientizar sobre a importância da saúde ocular, ampliando as oportunidades de cuidados visuais para pessoas sem acesso a serviços de saúde específicos.

Os óculos têm previsão de entrega para o dia 20 de junho, proporcionando um impacto significativo na qualidade de vida desses indivíduos. Yureima Sequera, imigrante venezuelana que já passou por uma cirurgia de catarata e está aguardando o procedimento no outro olho, expressou sua profunda gratidão.

“Sou imensamente grata por toda a ajuda que recebemos. As lentes são essenciais para que eu possa ler adequadamente. Além disso, é de suma importância, pois estou desempregada e não teria recursos financeiros para adquirir os óculos”, declarou.

Carmen Martinez, outra estrangeira beneficiada pela ação, compartilhou suas experiências e projetos de vida;

“É uma ajuda importante. Estou agradecida a todas as pessoas no Brasil que nos apoiam, seja na saúde ou na alimentação. O suporte aos imigrantes nos deixa muito felizes. Sou venezuelana com orgulho do meu país, mas também sou muito grata ao país que nos acolheu. Pretendo aprender a ler e escrever em português”, afirmou.

Jessica Perotti, após experimentar a armação que utilizará, contou da sua satisfação com o acolhimento.

“É fundamental esse apoio, porque atualmente não estou trabalhando e não teria condições de comprar óculos. Além disso, tenho uma filha com necessidades especiais de saúde que me impede de trabalhar”, declarou.

Para a AMRIGS, a ação é importante uma vez que além da melhoria na qualidade de vida da população, a detecção precoce de problemas oculares e o tratamento adequado podem prevenir complicações graves. A visão é um sentido fundamental para a interação com o mundo, e o cuidado adequado permite o diagnóstico precoce de doenças oculares, como catarata, glaucoma e retinopatia diabética, possibilitando intervenções oportunas que evitam complicações irreversíveis. Além disso, exames oftalmológicos regulares permitem identificar alterações refrativas, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, e fornecer correção adequada, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos e promovendo um envelhecimento saudável dos olhos. 

A campanha oftalmológica já beneficiou famílias da Comunidade São Pedro, onde há um importante trabalho desenvolvido pelo Instituto Vida Solidária, braço social da AMRIGS. Para mais informações sobre a atuação do IVS, entre em contato pelo e-mail ivs@vidasolidaria.org.br ou pelo WhatsApp no número (51) 98065-9242.


PlayPress | AMRIGS – Associação Médica do Rio Grande do Sul | Redação e coordenação: Marcelo Matusiak | Foto: Ana Carolina Lopes
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM