Café com Jurídico debate impactos da Lei do Motorista e flexibilizações trabalhistas

Evento do SETCERGS reuniu especialistas para discutir fiscalizações da PRF e convenções coletivas

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) promoveu mais uma edição do Café com Jurídico, reunindo especialistas para debater os impactos da Lei do Motorista, a intensificação das fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as possibilidades de flexibilização das regras por meio de Convenções Coletivas de Trabalho. O evento ocorreu no auditório do SETCERGS, com transmissão online para associados na manhã de quinta-feira (13/03).

Os painelistas foram a superintendente de Relações de Trabalho do SETCERGS, Andressa Scapini, e o assessor jurídico do Sindicato, Diego Coster. Durante a discussão, foram apresentados desafios da legislação vigente e alternativas para garantir segurança jurídica a empresas e motoristas.


“Nossa prioridade é cumprir a lei, mas sem prescindir da defesa da produtividade, da segurança jurídica e das flexibilizações possíveis, pois precisamos manter o setor em movimento. A economia do país gira sobre rodas, e garantir isso é fundamental. Com a superação da Lei 13.103, surge agora a nova realidade trazida pela ADI. Estamos diante de incertezas: quais serão as decisões dessa ação direta de inconstitucionalidade? Como será a prestação do serviço, que depende exclusivamente do motorista para garantir que insumos e mercadorias cheguem ao destino?”, afirmou Scapini.

A superintendente destacou que a publicação da ADI gerou dúvidas sobre quando esses temas passaram a ser considerados inconstitucionais.

“Até ontem, as empresas cumpriam a legislação. Agora, isso se tornou ilegal? Como os departamentos jurídicos orientarão as transportadoras? Que segurança jurídica há nesse cenário?”, questionou.

Segundo Scapini, uma alternativa é solicitar a modulação dos efeitos da decisão e explorar a possibilidade de negociar esses temas por meio de convenção coletiva.

“O STF reafirmou a prevalência do negociado sobre o legislado. Nesse contexto, o voto do ministro Dias Toffoli se torna um elemento-chave para conectar esse debate jurídico à realidade prática do setor”, destacou.

Na sequência, Diego Coster abordou a recente Nota Técnica publicada pela PRF sobre o cumprimento da Lei do Motorista.


“O principal ponto a ser observado na fiscalização será o cumprimento do intervalo obrigatório de 11 horas de descanso e dos 30 minutos a cada seis horas de direção. Para isso, o primeiro elemento analisado pelo policial será o disco do tacógrafo. Caso não seja possível avaliá-lo, será verificado o diário de bordo ou a papeleta”, explicou Coster.

Motoristas autônomos, que não possuem convenção coletiva, devem seguir integralmente a regra das 11 horas de descanso.

“A medida prevê infração de trânsito sempre que houver violação dessas normas”, completou.

A fiscalização seguirá uma ordem clara: verificação do tacógrafo, seguido do diário de bordo ou papeleta. Se o equipamento não for apresentado, o motorista estará sujeito a multa. Se os dados forem ilegíveis ou indicarem descumprimento das normas, também haverá penalidade.


Para Marcelo Restano, também assessor jurídico do SETCERGS, o desafio é garantir que o setor permaneça unido na defesa dessas pautas, inclusive nas negociações nacionais da NTC. “Precisamos evitar o risco de ficarmos isolados nessa luta, enquanto outros segmentos buscam alternativas coletivas”, declarou.

Em caso de dúvidas, os associados podem fazer contato com a assessoria jurídica pelo e-mail juridico@setcergs.com.br.


Sobre o SETCERGS

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.


PlayPress | SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul | Redação e fotos: Marcelo Matusiak

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