Desenvolvimento de novas formas de geração de energia é um dos grandes desafios do setor de transporte e logística

Tema estará presente em diversas palestras da 22a edição da TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, que ocorre de 13 a 16 de junho, na FIERGS, em Porto Alegre (RS)

Aumentar a eficiência dos motores e trazer menos gastos com combustível é um dos maiores dilemas do segmento. Aliado a isso, a preocupação das empresas com sustentabilidade e proteção do meio ambiente faz crescer a discussão de combustíveis alternativos. Além de caminhões elétricos, outros tipos de combustíveis surgem como opção. Entre os já desenvolvidos e testados, estão o biodiesel, o bioetanol, o hidrogênio, o biometano e o mais conhecido GNV.

Um dos exemplos práticos é a produção do biogás, feito a partir de resíduos orgânicos e experimentado em algumas empresas. Um gerador transforma o gás produzido em estufas, em eletricidade. Parte dos resíduos vira adubo para as lavouras e outra parte é usada na produção de combustível.

“Com o uso do biogás, tem caminhões que chegam a rodar mais de mil quilômetros diariamente e se colocar na ponta do lápis, vai trazer uma redução não só econômica, mas com até 70% menos de geração de dióxido de carbono. Estimamos uma redução de 35% no valor gasto com combustível” explica o engenheiro responsável pela empresa Reiter Log Soluções Logísticas, em Caxias do Sul, Ewerton Eli.

A 22a edição da TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística ocorre de 13 a 16 de junho, na FIERGS, em Porto Alegre (RS). Além da exposição, o evento integra quatro dias de palestras com intensa programação. As inscrições e outras informações podem ser feitas através do link www.transposul.com.br

Combustíveis Alternativos (fonte Blog da Scania)

Biodiesel ou óleo vegetal hidrogenado — HVO

O biodiesel é produzido a partir de compostos orgânicos oriundos de gordura vegetal ou de gordura animal. Entre suas principais características estão o fato de ser um combustível com baixo índice de poluição e que, em comparação ao diesel, tem uma redução de emissão de CO2 no percentual de 66% e 90%. Em inglês, ele é conhecido como Hydrotreated Vegetable Oil, ou pela sigla HVO. Apesar da extração ser semelhante a do Diesel, o processo químico usa hidrogênio no HVO enquanto o processo químico do diesel usa o metano para realização da catalização.

Bioetanol

Fabricado a partir da cana de açúcar, o bioetanol é um combustível já disponível em muitos postos de combustíveis brasileiros. Estudos têm sido desenvolvidos buscando outros produtos que podem ser utilizados na produção do bioetanol. Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará estuda a possibilidade de uso do caju como meio de produção de bioetanol.

Hidrogênio

O hidrogênio também é um combustível alternativo que tem sido considerado uma opção interessante para meios de transporte a longa distância. Ele apresenta características que auxiliam na descarbonização, podendo ser armazenado, transportado e utilizado para produção de energia elétrica. Não é por acaso que montadoras de veículos espalhadas por diferentes países já estão estudando a possibilidade de desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio.

Biometano

O biometano é obtido a partir do biogás, que, por sua vez, é oriundo do processo de decomposição dos resíduos sólidos urbanos — esgoto doméstico e lixo orgânico. O gás passa por uma etapa de purificação na qual são removidos os resíduos que afetam a combustão e depois transformado em combustível alternativo. Em termos de proteção ambiental, o biometano é um combustível alternativo com baixo custo de produção e que reduz em 90% a emissão de CO2 no meio ambiente.

Gás Natural — GNV

O GNV é provavelmente um dos combustíveis alternativos mais conhecidos dos brasileiros. Além de ser uma alternativa economicamente mais vantajosa, ele aumenta a vida útil do motor e é considerado um dos biocombustíveis mais limpos. Diferentes tipos de veículos podem utilizar o combustível a gás, entretanto, antes de fazer qualquer alteração é fundamental que o proprietário busque uma empresa autorizada a fim de verificar se o veículo está apto para uma adaptação quanto ao uso do combustível.


PlayPress | Redação e coordenação: Marcelo Matusiak | Fotos: Guilherme Gargioni e Marlon Erthal 

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