Especialista revela estratégias para cultivar uma cultura organizacional de forma consciente e efetiva para o negócio

De acordo com Marcus Marques, especialista em Aceleração Empresarial, este pode se tornar o maior aliado para o sucesso de uma empresa

A cultura organizacional é o coração de qualquer empresa, que influencia desde a maneira como os funcionários interagem, até a eficácia com que os objetivos são alcançados. Uma cultura transparente e coesa não apenas facilita a atração de talentos, mas também impulsiona a motivação dos colaboradores, fatores essenciais para o sucesso a longo prazo de qualquer organização. 

Definição de valores

De acordo com Marcus Marques, especialista em Aceleração Empresarial com mais de dois milhões de seguidores em suas redes sociais, a construção de uma cultura organizacional sólida começa com a definição dos valores da empresa. “Esses valores devem ser mais do que palavras em um papel. Precisam ser vividos, praticados e respirados em todos os níveis, colaboradores e setores da organização”, revela. 

A liderança deve ser o exemplo, demonstrando os valores por meio de suas ações e decisões. “É fundamental que os princípios sejam integrados em todos os processos da empresa. Desde a contratação, dia a dia e até as avaliações de desempenho dos colaboradores”, pontua o especialista.

Comunicação e engajamento 

Marques reitera que uma comunicação eficaz é essencial para manter todos na mesma página. Isto inclui não apenas a transmissão de ideias e expectativas, mas também o entendimento dos feedbacks aos colaboradores. “É preciso garantir que todos estejam informados sobre metas, progressos e eventuais mudanças na organização. Reuniões regulares, boletins informativos e plataformas de comunicação interna ajudam a manter a transparência e o fluxo de informações”, relata.

O envolvimento dos colaboradores é crucial para estabelecer uma cultura vibrante. “Programas de desenvolvimento, sessões de brainstorming coletivo e oportunidades de liderança (o gestor deve avaliar se aquele colaborador é apto à uma liderança) podem facilitar essa jornada. Quando os colaboradores sentem que suas opiniões são valorizadas e que têm espaço para crescer, se tornam mais engajados e comprometidos com a missão da empresa”, declara.

Além disso, atividades regulares de team building e eventos corporativos (encontros mensais e eventos de cultura) ajudam a fortalecer as relações interpessoais, promovendo um senso de pertencimento. “Essas iniciativas refletem os valores da empresa e ajudam os colaboradores a ver como suas contribuições se encaixam no quadro maior, nos objetivos da empresa, e no que a empresa espera dele”, ressalta Marques.

Reconhecimento e feedback

Para o especialista, reconhecer e recompensar os colaboradores por suas conquistas reforça a cultura desejada, mostrando que a organização valoriza o esforço e o desempenho de seus parceiros. “Programas de recompensas, por exemplo, podem variar de bônus e promoções a reconhecimentos mais simples, como elogios em público, mensagens no whatsapp ou email, além de prêmios pela colaboração”, revela.

Vale lembrar que promover uma cultura na qual o feedback é encorajado não apenas ajuda os colaboradores a melhorarem seu desempenho, mas também fortalece a transparência e abertura. “Feedbacks regulares, seja por avaliações ou conversas, são fundamentais para a manutenção e o aprimoramento da cultura organizacional”, pontua.

Para Marques, a construção de uma cultura organizacional não é fácil, mas é uma tarefa extremamente recompensadora. “Com estratégias eficazes e uma liderança comprometida, esse pode se tornar o maior trunfo de uma empresa. Ou seja, vale a pena criar um manual de cultura, para que todos os colaboradores tenham ciência”, finaliza.

Sobre Marcus Marques

Marcus Marques possui mais de 2 milhões  de seguidores em suas redes sociais e tem como propósito acelerar o Brasil, ajudando as empresas a se tornarem extraordinárias. No total, mais de 8.000 empresários já participaram de sua imersão Acelerador Empresarial, um programa que já teve mais de 55 turmas. É fundador e líder do Giants, a maior comunidade de empresários de alto valor no Brasil, que conta com mais de 550 membros ativos no programa. Esse cenário promissor fez com que ele se tornasse a principal referência em gestão e aceleração de pequenas e médias empresas. 

Graças ao excelente resultado conquistado ao longo dos tempos, fatura mais de R$ 150 milhões por ano e gera mais de R$ 60 milhões anuais de lucro. O Grupo Acelerador, um ecossistema de oito empresas, emprega mais de 750 colaboradores comprometidos a ajudar empresários a terem cada vez mais lucro e liberdade. Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais @marcusmarquesoficial.


Carolina Lara Comunicação
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