Inverno exige cuidados essenciais com a pele

Nesta época do ano, hidratantes corporais e faciais são grandes aliados e é importante que façam parte da rotina de cada pessoa

Dias frios, aumento da temperatura da água do banho e permanência em ambientes aquecidos são fatores que aumentam muito o ressecamento cutâneo pois potencializam a perda transepidérmica de água, ou seja, a perda de água pela pele. Sendo assim, é fundamental ter o hábito de hidratar diariamente a pele: além da ingestão de água, deve-se sempre aplicar cremes hidratantes em toda a pele após o banho, além de evitar banhos muito quentes ou demorados.

“O hidratante deve preferencialmente ser sem perfume (para reduzir chances de irritações ou alergias na pele), ser de fácil espalhabilidade e ter na sua composição agentes emolientes (como manteiga de karité, óleo de amêndoas ou óleo de semente de uva), umectantes (como ácido hialurônico, glicerina e uréia) e agentes oclusivos (como vaselina) ajudando assim na retenção de água pela pele e restaurando a função de barreira cutânea”, afirma a dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Cintia Cristina Pessin.

Outra preocupação comum é com os lábios rachados.

“A pele dos lábios é muito sensível às variações de temperatura. Para manter a pele dessa região hidratada, devem ser utilizados hidratantes labiais várias vezes ao dia (no mínimo 3x dia). Os hidratantes labiais devem conter preferencialmente pantenol, manteiga de karité ou manteiga de cacau na sua composição. É importante evitar o contato dos lábios com a saliva, o que contribui para agravar o ressecamento da região”, acrescenta.

Um fenômeno recorrente para quem tem acne é uma piora no frio. De fato, o ressecamento da pele pode levar ao aumento da produção de óleo, o que pode obstruir os poros e causar acne.

“A acne pode piorar com o frio em virtude do ressecamento da pele, oclusão pelo uso de roupas e maior exposição às variações de temperatura. É importante manter a rotina diária de cuidados (skincare): higienizar a pele com gel de limpeza suave, aplicar hidratantes específicos para pele acnéica e utilizar ativos ou medicamentos indicados pelo dermatologista para o tratamento da acne.”, finaliza a médica.

Por fim, é importante lembrar que a exposição ao sol ainda pode causar danos à pele mesmo durante o inverno. Por isso, o uso de protetor solar é recomendado, especialmente para atividades ao ar livre. Havendo qualquer sintoma de piora na condição geral da pele, é importante sempre consultar o médico dermatologista.


PlayPress | SBD-RS – Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS | Redação e coordenação: Marcelo Matusiak | Colaboração: Dra. Valéria Rossato | Foto: Freepik
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM