IPCA-15 e PCE: veja como os dados divulgados hoje podem impactar o mercado financeiro no Brasil e Estados Unidos

O PCE é um dos principais indicadores para definir os juros nos Estados Unidos, segundo a analista chefe da Money Wise Research, Cleide Rodrigues, a expectativa do corte de juros é ocorrer em setembro

 

O mercado financeiro concentrou a atenção em dois dados de inflação hoje (26/04): o índice de preços PCE referente a março, nos Estados Unidos, e o IPCA-15 de abril, no Brasil. Os dados aguardados pelo mercado têm grande influência sobre os próximos passos das autoridades monetárias nos dois países.   

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, fechou em 0,21% em abril, após a alta de 0,36% em março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para Cleide Rodrigues, analista chefe da Money Wise Research, é um número positivo, pois mostra que a inflação no Brasil está desacelerando. 

Já o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos avançou 0,3% em março ante fevereiro, ficando em 2,7%, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Comércio americano. “A expectativa do mercado para o PCE era 2,8%, ficou em 2,6% e está sendo positivo. Com o PCE trimestral divulgado ontem, que foi muito acima das expectativas e se hoje tivesse saído um PCE de março acima do esperado, o mercado iria reagir muito negativamente. Mas como veio em linha, na minha visão, deve reagir positivamente”, comenta a analista chefe da Money Wise Research.   

O PCE é um dos principais indicadores do Banco Central dos Estados Unidos para definir os próximos passos dos juros. “Antes o mercado estava precificando o corte de juros para maio, depois passou para junho, foi para julho e agora a expectativa é de ocorrer em setembro. O período de ajuste muda conforme as divulgações dos dados mais fortes da economia norte-americana, o mercado já chegou a um ponto de questionar se realmente irá ocorrer o corte de juros ainda neste ano. Agora a perspectiva é em setembro”, explica a especialista.  

Cleide Rodrigues explica que com os dados divulgados nesta semana, como o PIB e PCE dos Estados Unidos, o mercado começou a falar em um possível estagflação, ou seja, uma alta acelerada de preços em meio a uma queda da atividade econômica. “É um cenário ruim, mas como o PCE de hoje (26/04) veio em linha com o esperado, o mercado já começa a respirar um pouco mais aliviado, pois o cenário de estagflação parece ficar um pouco mais distante”, explica a analista chefe.  

Sobre Money Wise Research:   

A Money Wise Research é uma casa de análises de investimentos, independente de bancos e corretoras, formada por profissionais certificados e especializados em analisar o mercado de renda fixa e variável todos os dias. A MW Research estuda o mercado, acompanha as notícias, analisa ações e fundos imobiliários, e seus clientes só precisam seguir as recomendações, podendo fazer isso em alguns minutos pelo celular, sem perder tempo. O objetivo é proporcionar para os clientes ganhos tanto na valorização, como na distribuição de dividendos, a depender da carteira que ele escolher seguir.   
@moneywiseresearch   

Sobre Cleide Rodrigues:   

Cleide Rodrigues é analista CNPI e consultora de investimentos pela CVM. Com uma sólida bagagem de 23 anos de experiência, trilhou sua carreira em instituições renomadas, como: Bradesco, Itaú Personnalité e Santander, além de contribuir significativamente em respeitadas casas de análises nacionais. Atualmente, exerce o papel de Analista Chefe na MW Research, liderando as séries MW Ações Renda e MW Ações Valorização.   


Broto Comunicação 
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM