Lobos-marinhos, tartarugas e pinguins são encontrados mortos durante patrulhamento no litoral do RS

Durante o  patrulhamento de domingo, 18 de agosto, diversos animais mortos foram encontrados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Policiais do 2º Pelotão Ambiental de Osório fizeram o trajeto de Atlântida Sul a Quintão. A maioria deles estava entre os pinguins, cerca de 20, conforme foi registrado na ocorrência.

O tenente Marcos Rocha informou que os casos foram encaminhados ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) nesta segunda-feira, 19 de agosto, para que as análises possam ser feitas por especialistas.

Segundo o Ceclimar, as tarturugas costumam morrer devido às “redes de emalhe, espinhel ou arrasto” para pesca deixadas no litoral, ou até memso pela ingestão de lixo. Por isso, sugere a conscientização aos pescadores de respeitar as áreas delimitadas para a prática.

Além disso, muitos animais fazem a migração do sul, do Uruguai e Argentina, para águas mais quentes neste período do ano. Alguns deles, por serem mais jovens e estarem no primeiro ano de migração, costumam parar em praias gaúchas para descansar. As mortes podem ser naturais, mas, também, causadas por estresse.

Animais encontrados:

  • dois lobos-marinhos vivos, um dele aparentando perda de gordura, nas praias de Mariluz e Oásis;
  • três lobos-marinhos mortos, nas praias Costa do Sol, Sindi Polo e Quintão;
  • cerca de 20 pinguins-de-magalhães mortos entre Cidreira e Pinhal;
  • duas tartarugas-marinhas mortas entre Cidreira e Pinhal.

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM