Manutenção predial traz segurança estrutural para pacientes e funcionários

Conjunto de atividades do setor garante mais vida útil à edificação e melhor emprego de recursos na Saúde Pública

Uma casa de saúde não pode deixar de atender seus usuários um minuto sequer. Para não atrapalhar o fluxo diário, a medida assertiva na área de manutenção predial é “se surge um problema na edificação que seja resolvido de imediato”. Os reparos a cargo desse setor do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) ocorrem 24 horas por dia, faça chuva ou faça sol. “São mais de 500 registros de chamados e demandas por mês, que atendemos com responsabilidade e máxima prontidão”, destaca a coordenadora responsável pelo departamento, a gestora Angela Barros. O planejamento e a execução na área representam melhor emprego de recursos na Saúde Pública e mais segurança tanto a pacientes quanto funcionários.

A vistoria das instalações é mantida com frequência. Nela, são observados pontos como torneiras, ralos, fossas, vasos sanitários, canos, caixas d’água, válvulas, paredes, forros, rodapés e calhas. Já a manutenção predial, de maneira mais abrangente, envolve consertos de camas, macas, cadeiras, móveis em geral, trocas de lâmpadas, tomadas e toda a atenção aos demais itens das partes elétrica e hidráulica.

“O maior cuidado que temos, 24 horas por dia e em constante vigília, é com a distribuição do oxigênio aos pacientes no hospital e nas UPAs”, destaca Angela. Segundo ela, o aumento de consumo desse insumo chegou a 800% em período de pico da pandemia. “Toda a equipe teve de se adaptar a novos protocolos para manter o abastecimento contínuo nesses tempos de enfrentamento à covid-19”, observa. Entre os fatores, são controlados temperatura e pressão no tanque, além da observação ao painel do sistema de backup, mais as revisões constantes e as trocas de cilindros.

O departamento de Manutenção Predial, que atua na casa de saúde e na área administrativo-hospitalar, conta com nove profissionais capacitados para funções voltadas a detecção e prevenção dos problemas. “A nossa equipe é realmente fantástica”, elogia Angela. “E está de parabéns pela dedicação, pelo empenho em superar os desafios que surgem no dia a dia.”

A coordenadora do setor faz questão de elogiar a todos do seu time por meio de uma pessoa muito especial para a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), que está há 45 anos no quadro funcional do HMNH. O Seu Jair Pedro, 63 anos, atua no departamento desde 1976. “Nasci em São Leopoldo, eu me criei em Lomba Grande, e vim pra cá (no hospital), onde no começo passei a trabalhar como servente de construção”, contextualiza o hoje assessor operacional, o seu cargo no Hospital Municipal. “Cada dia tem sido um aprendizado”, completa o Seu Jair. Sem sombra de dúvida, pois quando o assunto é manutenção predial se está falando em segurança, sustentabilidade, uso inteligente de recursos e valorização do patrimônio público.


Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM