Nova diretoria da AGAS vai aumentar número de associados e fortalecer articulação política

  • 16 de setembro de 2025
  • Sol FM
  • Presidente Lindonor Peruzzo Junior toma posse oficialmente nesta terça-feira (16)
  • Renovação na entidade vai aumentar articulação política, angariar novos associados e desenvolver projeto de sucessão familiar nas empresas do setor

 

A nova diretoria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), presidida pelo empresário bageense Lindonor Peruzzo Junior, toma posse oficialmente em cerimônia na noite desta terça-feira (16), no Vistal Pontal, em Porto Alegre, com uma série de frentes de trabalho que pretendem atualizar, fortalecer e democratizar a entidade. Com mandato programado até o final de 2027, a nova nominata assume a Associação após um acordo resultante do empate histórico nas eleições da instituição, que tinha o ex-presidente Antônio Cesa Longo, há 22 anos no comando da AGAS, como concorrente. “Construímos um formato que manteve o ex-presidente Longo até a Expoagas, e nos entregou o comando a partir de setembro. Temos muito respeito pelas diretorias anteriores, mas entendemos que chegou o momento de oxigenar e trazer mais engajamento político e pertencimento aos associados”, explica Peruzzo Junior

A meta, segundo o novo presidente, é chegar a mil empresas supermercadistas associadas já no primeiro ano de gestão – hoje, são pouco mais de 200 –, através de um programa de mapeamento, inclusão e engajamento de novos supermercados nas atividades da AGAS. A palavra de ordem da nova gestão, segundo Peruzzo Junior, é justamente o “pertencimento”, congregando empresas de todos os tamanhos e das mais diferentes localidades gaúchas em uma agenda de eventos, capacitações e informativos periódicos que vão auxiliar os associados na tomada de decisões centrais aos seus negócios. “Alguns temas são de primeira ordem para o setor, como é o caso da Reforma Tributária, que está chegando em janeiro e para a qual a esmagadora maioria dos supermercados não está preparada. Além disso, a inflação acima da meta do Banco Central, o câmbio instável e totalmente suscetível a choques externos e questões políticas, e a Taxa Selic em um patamar estratosférico comprometendo os investimentos, todos estes fatores deverão desacelerar ainda mais o crescimento do País em 2026, o que nos traz um cenário desafiador”, sublinha o presidente. Segundo ele, uma prioridade das primeiras semanas será a contratação de uma assessoria econômica, que norteará a tomada de decisões e trará subsídios e tendências aos associados.

Outro eixo central da nova gestão da AGAS será uma reorganização das articulações políticas da entidade, que, na opinião de Peruzzo Junior, precisa ser mais atuante em defesa do setor supermercadista. Para esta frente, a Associação contará com assessoria de relações governamentais dedicada. “Esta é a prioridade número um do nosso projeto, que é fortalecer o relacionamento com o executivo e o legislativo, com pautas propositivas, muito diálogo e respeito, buscando condições mais equânimes de competitividade e sobretudo a correção de desajustes fiscais que estão inviabilizando o crescimento de empresas do setor, principalmente as pequenas e médias”, antecipa o dirigente. Segundo Peruzzo Junior, além do apoio técnico de uma assessoria jurídica e governamental atuante, a ideia é descentralizar o trabalho de relacionamento, fazendo com que os supermercadistas associados sejam interlocutores da entidade em seus municípios e regiões. “Queremos construir uma AGAS mais forte politicamente, e ao mesmo tempo mais inclusiva e participativa. Uma das mudanças que definimos junto à diretoria antiga prevê, inclusive, que a partir de agora o estatuto da entidade só permita uma reeleição, democratizando o comando e possibilitando que novas lideranças tragam seus projetos para a Associação”, explica.

 

Sucessão familiar – Oriundo do AGAS Jovem, núcleo que presidiu em 2005 e que tem por objetivo formar e congregar jovens sucessores dos supermercados gaúchos, Peruzzo Junior também deflagra, a partir da posse, um programa de sucessão familiar que pretende trazer os sucedidos das empresas supermercadistas para dialogarem com o grupo. “Com mais de 300 membros, o AGAS Jovem passa a ser presidido pela santamariense Isadora Stangherlin, que terá como missão central aproximar as gerações mais antigas e conservadoras dos supermercados, destes novos líderes que a AGAS já vem formando há muitos anos. Acreditamos que teremos muito êxito e que a entidade contribuirá decisivamente para a continuidade e o futuro de muitas empresas do nosso segmento”, avalia.

Lideranças femininas – No AGAS Mulher, a nova presidente é Patrícia Machado, que também atuará como diretora-tesoureira da Associação. O núcleo feminino tem como objetivo central proporcionar capacitações e encontros entre as mulheres supermercadistas, cada vez mais presentes em cargos de gestão no setor, e irá capitanear uma pauta voltada a ações de sustentabilidade dentro da AGAS. “Queremos reorganizar o AGAS Mulher para que tenhamos mais projetos de caráter social, cultural e ambiental, além de promover a valorização e o fortalecimento das lideranças femininas que já vêm tendo muito destaque em nosso setor, que é majoritariamente familiar”, sublinha o presidente. O AGAS Mulher conta, hoje, com 90 membros.

Primeiros passos – Após o evento de posse oficial, nesta terça-feira (16), a nova diretoria da AGAS tem pelo menos outros dois grandes encontros do setor supermercadista já marcados para a reta final de 2025: a 62ª Convenção Regional de Supermercados, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro em Tramandaí, e o Carrinho AGAS 2025, marcado para 18 de novembro, no Grêmio Náutico União, na Capítal. “Para a feira do Litoral, já estamos garantindo uma ampliação de 30% no número de expositores, além de franquear estadia para todos os diretores e compradores de supermercados associados à AGAS de todo o Estado. A intenção é tornar este evento efetivamente um encontro de negócios, garantindo às empresas regionais o abastecimento para a alta temporada de vendas, mas também levando as oportunidades da feira a supermercados de outros pontos do Rio Grande”, projeta Peruzzo Junior.

Expoagas – Outra frente de trabalho já iniciada pela nova gestão da AGAS é a busca pela ampliação da Expoagas 2026. Segundo Peruzzo Junior, a Associação já iniciou tratativas com a Federação das Indústrias do RS (Fiergs) com vistas à expansão do pavilhão de exposição. “Estamos dispostos a adiantar algumas locações para que sejamos parceiros nesta reforma. Mas, caso não seja possível, certamente ampliaremos a feira com estruturas de lona ou criaremos outras alternativas”, prevê. A sede da AGAS, localizada no bairro Navegantes, na Capital, também será objeto da atenção da nova diretoria da entidade. Inundada nas enchentes de 2024, a estrutura será reformulada e revitalizada em um projeto que deverá se concluir somente no último ano da gestão, em 2027. “Nossa intenção é olharmos para todos estes projetos com a mesma atenção e contarmos com o apoio do nosso associado, fazendo da AGAS uma entidade mais inclusiva e que garanta a sensação de pertencimento aos supermercados participantes”, conclui o novo presidente da Associação.

 

Conheça a nova diretoria da AGAS (Gestão 2025-2027):

NOME

Cargo

EMPRESA

CIDADE

Lindonor Peruzzo Junior

Presidente

PGL Distribuição de Alimentos Ltda.

Bagé

Franck Flamarion Müller

Vice-Presidente

Franck F Muller Supermercados Ltda

Taquara

Jaime Jose Andreazza

Vice-Presidente

Irmãos Andreazza Ltda

Caxias do Sul

Eduardo Luiz Stangherlin

Vice-Presidente

Stangherlin Supermercados Ltda

Santa Maria

Jacinto da Luz Machado

Vice-Presidente

Supermago Comércio Ltda.

Porto Alegre

Mariane da Luz Labres

Vice-Presidente

Cia Tischler de Supermercados S/A

Cachoeira do Sul

Patricia Machado

Diretora-Tesoureira

Supermago Comércio Ltda.

Porto Alegre

Ibanês Bertagnolli

Diretor-Secretário

Rede Super Ltda

Santa Maria

Leonardo Giovelli

Diretor

Cerealista Giruá Ltda

Giruá

Clecio Leite de Oliveira

Diretor

Claudio Roberto Leite de Oliveira & Cia

Viamão

Adriano Luis Bagetti

Diretor

Comercial Serra Ltda

Três Coroas

Leandro Alberto Rheinheimer

Diretor

Coqueiros Supermercados Ltda

Carazinho

Deumar Fill

Diretor

Filler Alimentos e Bebidas Ltda

Três Coroas

Joel Hosel

Diretor

Hosel e Prado Supermercados Ltda.

Gravataí

Henrique Tronco

Diretor

JC Forgearini e Cia Ltda.

Caçapava do Sul

Welerson da Silva Keppler

Diretor

Keppler Ind e Comercio de Alim.Ltda

Porto Alegre

Paulo Bruschi

Diretor

Mercado de Alimentos Grepar Ltda

Bento Gonçalves

Osana Pauletti

Diretor

Osana Pauletti Ltda

Novo Hamburgo

Rodrigo Secretti Bevilaqua

Diretor

Supermercado Bevilaqua Ltda

Faxinal do Soturno

Leonhard Iepsen

Diretor

Supermercado Jepsen Ltda

São Lourenço do Sul

Giovani Costa da Silva

Diretor

Vancosty Comercio e Distribuição Ltda

Gravataí

Felipe Locatelli

Cons Fiscal Titular

Comercial de Alimentos MMA Ltda

Garibaldi

Diego Flach

Cons Fiscal Titular

Comercial Feliz de Alimentos Ltda

São Sebastião do Caí

Sergio Luiz Copetti

Cons Fiscal Titular

Supermercados Copetti Ltda

Santa Maria

Jessica Polo

Cons Fiscal Suplente

Distribuidora de Alimentos Beira Rio

Lajeado

Lauro Baum

Cons Fiscal Suplente

STR Lajeado

Lajeado

Luis Henrique Bohlke

Cons Fiscal Suplente

Supermercado Bohlke Ltda.

Rolante

 

O setor de supermercados no RS

O setor supermercadista gaúcho faturou R$ 69.8 bilhões no ano passado, representando 9,1% do PIB Estadual, segundo o Ranking AGAS 2024. Ao todo, as 7,2 mil lojas de supermercados gaúchas empregam diretamente 172 mil pessoas, e recebem quatro milhões de clientes por dia.

 

Sobre Lindonor Peruzzo Junior

Nascido em Vacaria e radicado em Bagé, Lindonor Peruzzo Junior tem 46 anos e começou a trabalhar na empresa da família ainda na adolescência, passando por diversos cargos da operação e gestão do varejo até chegar à vice-presidência da PGL Distribuição de Alimentos Ltda., que opera as marcas Peruzzo Supermercados e EcoMix Atacarejo, com 27 unidades na metade do sul do Estado. Participando ativamente de diferentes entidades de classe, iniciou sua trajetória na Associação Gaúcha de Supermercados como presidente do núcleo AGAS Jovem, em 2005, tendo marcado sua gestão pela expansão de membros e pela realização das primeiras visitas-técnicas a indústrias fornecedoras. Foi ainda presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) na gestão 2015-2017 e diretor e vice-presidente da Federasul. Em 2025, Peruzzo Junior completa 30 anos de atuação no ramo supermercadista.

 

Serviço

Posse da Diretoria e Conselho Fiscal AGAS – Gestão 2025/2027

Quando: 16 de setembro de 2025, às 17h30

Onde: Vista Pontal, em Porto Alegre

* Cerimônia restrita a convidados, autoridades e imprensa

 

Porto Alegre, 16 de setembro de 2025.


AGAS – Associação Gaúcha de Supermercados | Foto: AGAS 

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE