Rede Cidadã Empreendedora trabalha a inserção de adolescentes ao mercado de trabalho

  • 13 de setembro de 2021
  • Sol FM

Surgindo da necessidade de se criar mecanismos e perspectivas de trabalho para a comunidade em vulnerabilidade social, a Rede Cidadã Empreendedora – RCE vem sendo ampliada fomentando ações e projetos que visam atender a população como um todo. A preocupação com o público adolescente, entre 14 e 18 anos, no que se refere à inserção ao mercado de trabalho, começa a ser estruturada com os integrantes da Rede.

“Precisamos gerar oportunidade, qualificação, permitir que os adolescentes mais vulneráveis em nossa cidade tenham acesso à educação, qualificação, treinamento, emprego. Não vamos resolver o problema da noite pro dia, mas estamos falando em mudar uma, duas gerações daqui pra frente, romper ciclos, criar iniciativas e projetos com o auxílio do Poder Público e de entidades taquarenses. Não adianta o programa ser criado e não ter os agentes de transformação, de inovação, pessoas que vão reverberar estas ideias. Por isso estamos aqui para averiguar como cada entidade pode colaborar neste processo”, menciona o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Maurício Souza da Rosa.

Dentre os indicadores relatados pelo secretário, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS são atendidas em torno de 395 famílias em vulnerabilidade social, muitas com deficiência de renda, que têm em sua formação jovens e adolescentes entre 14 e 18 anos. “Estamos pactuando 20 vagas de emprego junto ao CIEE para este público, onde a prefeitura subsidiará um valor e a empresa empregadora o restante, e vamos trabalhar outros projetos para que os demais jovens também tenham esta oportunidade”, comentou.

Além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, a Rede Cidadã Empreendedora conta com a participação de representantes do Sine, FGTAS/RS, Susepe, Rotary Clube, Lions Inovação, Senac, Sesc, Sindicato Rural / Senar, Sicoob / Maxicrédito, Ciee, Sindicom e Sindilojas estando aberta para novas entidades, associações que queiram integrar o grupo.

Instituto Capoeira Social será parceiro na formação sócio emocional dos jovens

Como a aposta do município é aumentar ações ao encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho, a parte sócio emocional é um dos principais pontos abordados. Para isso, a Rede terá como parceiro o Instituto Capoeira Social que integra a rede Gerando Falcões – ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes sociais.

“A ONG está nos oferecendo uma capacitação para trabalhar com os adolescentes, os preparando para a linha de atuação, para o mercado de trabalho. A ideia é que o Instituto Capoeira Social prepare estes adolescentes para serem inseridos nas empresas, sendo um indicativo positivo para que empreendedores contratem jovens, pois o empregador não pode olhar para ele como um substituto do empregado já formado, para reduzir o seu custo, temos que desmistificar isso”, pondera Maurício.

Em Taquara a Gerando Falcões é representada pelo empreendedor social, ceo e fundador do Instituto Capoeira Social, educador social do Cras de Taquara, Elias Tom. A ONG possui projetos nas áreas da educação, esporte, lazer e qualificação profissional para os jovens. O projeto piloto formará inicialmente, em 2021, 10 jovens, e a meta para 2022 será de 80 jovens.

“Estamos implantando o projeto Jovem Falcão que aqui será chamado Jovens do Amanhã, um programa de qualificação profissional para se trabalhar habilidades técnicas e socioemocionais, pois não adianta somente qualificar o jovem e o colocar no mercado de trabalho, precisamos prepará-lo para a oportunidade”, relata Tom. O projeto está programado para iniciar ainda no mês de setembro.


Prefeitura Municipal de Taquara

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM