Riozinho incentiva a plantação de acácias-negras

Secretaria de Agricultura estima entregar mais de 130 mil mudas aos produtores este ano. Doações decorrem de parceria com o Grupo Seta.

Há 22 anos o agricultor Jair Pretto tem dedicado seus dias ao cultivo de acácias-negras. Morador da localidade de Sampaio Ribeiro, no interior de Riozinho, ele tem na plantação desta cultura seu meio de sustento. Neste ano, o produtor deve receber da Prefeitura cerca de 25 mil mudas da espécie para dar continuidade ao ciclo.

A doação do município decorre de uma parceria da Secretaria de Agricultura com o Grupo Seta. E não é só seu Jair o beneficiário, pois o programa se estende a todos os produtores do município.

“O pessoal chega na secretaria e pede a quantidade que quer para a propriedade. Entramos em contato com a empresa e ela doa”, exemplifica o secretário de Agricultura Cledio Petry (Mamuty).

É a secretaria que realiza a entrega aos agricultores.
A expectativa para este ano é de que através da parceria sejam repassadas 150 mil mudas, o que representa cerca de 4,3 mil hectares de plantação considerando a indicação técnica de formar florestas com até 3 mil mudas plantadas por hectare.

“Não tem limite, nem cota”, frisa Mamuty sobre as doações.

O preço de mercado de acácias-negras gira em torno de R$ 300 o milhar. Ou seja, sem o convênio, os agricultores precisariam desembolsar cerca de R$ 900 a cada hectare plantado.

O motivo do fomento feito pela empresa em parceria com o município é comprar a casca da árvore após a colheita.

“Depois de sete anos o pessoal faz a colheita e descasca. E a casca é a principal matéria-prima da Seta”, diz o supervisor de compras da empresa Igor Graeff.

MUITOS HECTARES PLANTADOS
Seu Jair afirma que a parceria com a prefeitura é muito importante para seu negócio. “Eu planto como meio de vida. Nos anos 2000 muita gente plantou e plantou com a intenção de ficar milionário. Ninguém ficou, então todo mundo parou. Ficou só eu de teimoso e hoje a coisa começou a melhorar de novo”, relata, dizendo que considera ter uma mina de ouro. No total, Jair Pretto tem em sua propriedade cerca de 40 hectares de acácias-negras, fazendo o ciclo entre colheita e plantio.

IMPORTÂNCIA DA ACÁCIA-NEGRA
A acácia-negra possibilita ao produtor variadas opções de renda, como explica o secretário Mamuty: “Tem alguns que vendem lenha em metro para estabelecimentos; outros plantam para consumo próprio; uns que produzem carvão, que é muito forte na região”.

Até o início da semana a Secretaria de Agricultura contabilizava 130 mil mudas a serem entregues através da parceria. As árvores serão distribuídas a partir de agosto devido ao ciclo de produção.

“O plantio ocorre sempre do período de agosto em diante em função da geada. Os meses de junho e julho são muito frios, então acaba matando”, explica Igor Graeff. O tempo entre o plantio e a colheita é estimado em sete anos.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Riozinho fica junto à sede da Prefeitura, no centro da cidade. Os interessados podem ir até o local ou fazer contato através dos números (51) 98942-6954 e (51) 99596-7105.


Prefeitura Municipal de Riozinho

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM