A importância do Serviço de Inspeção Municipal (S.I. M) no controle do Complexo Teníase – Cisticercose

Os alimentos de origem animal (carne, leite, ovos, mel, pescados e derivados) devem receber cuidados indispensáveis durante a sua produção e industrialização, antes de serem colocados à venda no varejo, pois, caso o alimento não esteja em perfeitas condições para o consumo, pode acarretar em sérios danos à saúde do consumidor.

O Serviço de Inspeção Municipal de Rolante (SIM/ROLANTE) realiza a inspeção e fiscalização nos estabelecimentos que abatem e industrializam os produtos de origem animal no município, com o objetivo de garantir o fornecimento de alimentos seguros à população.

Segundo o médico veterinário responsável pelo SIM/ROLANTE, Rafael Severino Duarte, o número de casos de Cisticercose encontrados em animais abatidos no matadouro frigorífico do município tem aumentado nos últimos meses, tornando-se preocupante e necessário o repasse de informação, educação sanitária, garantindo assim que a população entenda o ciclo dessa doença.

A Teníase é uma zoonose (doença transmissível do animal ao homem), adquirida pelos humanos, por ingestão de carnes mal cozidas/mal assadas e não inspecionadas (sem procedência ou oriundas de abate clandestino), de animais infectados pelas fases larvais (os cisticercos ou, popularmente, as “pipocas”) do parasita da espécie Taenia saginata presente em bovinos e da Taenia solium presente nos suínos. Os humanos passam a ser parasitados pelo verme adulto, conhecido como solitária. A pessoa com Teníase pode não apresentar sintomas da doença e assim não descobrir o verme adulto que poderá viver muitos anos em seu intestino.

O parasito se desprende do intestino ao poucos (proglótides – cheios de ovos) e é eliminado através das fezes humanas, estes ovos vão se concentrar no solo e na água.

A cisticercose humana inicia-se quando o indivíduo contaminado libera os ovos do parasito nas fezes e, ele mesmo ou outros seres humanos, os ingerem acidentalmente, como nos casos de águas contaminadas, verduras e/ou manuseio de alimentos com as mãos não devidamente higienizadas. A contaminação dos bovinos ocorre quando estes ingerem pasto ou água contaminados com os ovos do parasito, sendo relacionado à falta de saneamento básico das propriedades. Quando um indivíduo ingere acidentalmente os ovos da Taenia o processo se inicia, o parasito chega à corrente sanguínea e espalha-se pelo corpo do paciente. Se o ovo conseguir alcançar o cérebro, um cisticerco irá se desenvolver, levando à neurocisticercose, a forma mais grave da doença.

A Cisticercose dos Bovinos é uma zoonose que ainda temos de controlar em nosso Estado, que é um grande consumidor e exportador deste tipo de carne, mas com sérios problemas de pouco saneamento nas propriedades rurais e presença de casos de Teníase humana e meio ambiente contaminado com ovos de tênia.

Fica o alerta para a comunidade que, ao adquirirmos um alimento de origem animal, devemos nos certificar se este produto foi devidamente inspecionado. Isso pode ser verificado através dos carimbos dos serviços de inspeção S.I.M, CISPOA ou S.I.F que constam nos rótulos dos alimentos.


Texto: médicos veterinários Rafael Severino Duarte e Camila Grassmann.
SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE ROLANTE – Cuidando da segurança dos alimentos e da saúde da população.

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM