Curso apresenta técnicas para entender estilo do consumidor e aperfeiçoar vendas de óculos

Iniciativa promovida pela Ajorsul abordou elementos que envolvem o impacto visual dos óculos, destacando o processo emocional da escolha e desmistificando padrões

Em fração de segundos criamos a imagem de uma pessoa: 70% da nossa atenção se volta ao rosto e, no caso desse alguém usar óculos, 56% do que registramos imediatamente se relacionam com a armação. É o que apontam pesquisas divulgadas no Congresso Anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, e comentadas na qualificação Consultoria de Imagem Especializada em Óculos.

A atividade foi realizada nesta terça-feira, (02/08), pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), sob mediação da técnica em óptica, visagista e consultora Sabrina Alvarenga. Com a ideia de unir as áreas da óptica e da moda, ela ressaltou que a capacitação “veio do balcão para depois virar teoria”, elencando experiências, conceitos e informações para os participantes colocarem em prática nos atendimentos aos clientes.

Segundo Alvarenga, os óculos certos mudam a maneira de como a pessoa se enxerga, não apenas como os outros a veem. Por isso, a importância da escolha passa por um processo emocional e um grande impacto visual.

“É preciso levar em consideração que a pessoa vai sempre se olhar no espelho”, disse ela, observando que os óculos podem rejuvenescer ou envelhecer uma pessoa, assim como passar diferentes sensações.

Para a consultora, é vital desmistificar as “regras de bolo” que envolvem o atendimento em ópticas, como no caso de recomendar necessariamente óculos de linhas retas ou arredondadas para determinados tipos de rostos. Por meio de exemplos, ela valorizou a relevância de conhecer bem o que as linhas expressam e como elas dialogam com a personalidade do cliente.

“As linhas formam símbolos cujos significados todos entendem instintivamente e que geram respostas emocionais, antes que a imagem seja processada pelo córtex visual”, explicou ela, comentando aspectos de harmonia e contraste e de como trabalhar isso em cada situação.

A exposição permeou ainda itens como a anatomia dos óculos, encaixes técnicos, formatos de rostos e como encontrar as cores nos óculos e nos rostos, pontuando como gerar efeitos diferentes com tons e nuances.

“Devemos ter cuidado para não gerar poluição visual, pois o que buscamos é o equilíbrio da imagem. O cliente precisa ter confiança em nosso trabalho, então temos que explicar com argumentos e elementos, não apenas dizer se ficou bom ou não”, afirmou Alvarenga, salientando que a palavra final é sempre do cliente, que deve ter sua escolha respeitada.

O curso “Consultoria de Imagem Especializada em Óculos” fez parte da programação oferecida pela Ajorsul dentro dos cursos de qualificação do Ajorsul Educar. Profissionais que tenham interesse podem buscar outras informações no site www.ajorsul.com.br/educar/cursos 


PlayPress | Ajorsul | Redação: Julian Schumacher | Coordenação: Marcelo Matusiak | Foto: Divulgação
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM