É verdade que o leite pode ser fraco para amamentação?

Este é um dos maiores mitos quando o tema é amamentação

O assunto vem a tona no mês de agosto, dedicado a importância da amamentação. A pediatra credenciada da Doctor Clin e membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Vanessa Adriana Scheeffer, salienta que não existe leite fraco. Esta é uma preocupação constante dos médicos em esclarecer principalmente aquelas mães de primeira viagem.

“Isso, geralmente acontece, porque as mães começam a enfrentar dificuldades na amamentação. A criança começa a chorar por várias razões. É importante entender que o choro é um mecanismo presente no recém nascido. Muitas vezes é interpretado como fome e a família começa a pressionar aquela mãe que não tem experiência, dizendo que o leite não está sustentando a criança”. “Este é um dos principais mitos e, infelizmente, um dos principais motivos da interrupção da amamentação que é tão importante para a mãe e para o bebê”, explica.

Um fator importante destacado pela médica é que o sucesso na amamentação está bastante relacionado a experiência é passada de geração para geração, ou seja vai depender da vivência da mãe da nova mamãe em muitos casos.

“Se a mãe da mãe, ou seja a avó, tiver tido sucesso na amamentação a chance de haver sucesso é muito mais alta. Este vínculo é muito importante”, completa.

Outro fator a ser observado diz respeito a alimentação da mãe no período de amamentação. Há crendices populares que dizem que a mãe não pode comer feijão, por exemplo, e isso acaba gerando uma frustração porque a mãe fica privada de determinados alimentos que as vezes são importantes para sua nutrição e esse erro acaba impactando no alimento materno. Salvo casos em que existe um diagnóstico de algum tipo de alergia ou doença do bebê não é indicado nenhum tipo de dieta para mãe no que diz respeito a alimentação.

É sempre importante manter as consultas com o pediatra, pois é o profissional capacitado para resolver as dúvidas para auxiliar no aleitamento materno e ajudar nas dificuldades que a mãe possa ter. Através da conversa com o médico a mãe vai ficar mais segura e confiante.


PlayPress | Doctor Clin | Redação e coordenação: Marcelo Matusiak | Foto: Freepik
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM